SETEMBRO AMARELO NO INSTITUTO PIO XII
- Instituto Pio XII

- 24 de set.
- 2 min de leitura
No mês de setembro, o Instituto PIO XII, por meio do NAPE (Núcleo de Acompanhamento em Psicologia e Espiritualidade), uniu-se à campanha do setembro Amarelo, promovendo uma série de ações voltadas à valorização da vida e ao cuidado integral com cada educando.
Mais do que alertar para os desafios emocionais do nosso tempo, buscamos cultivar um olhar de esperança, proximidade e fé, lembrando a todos que a vida é dom precioso de Deus, e por isso deve ser valorizada, cultivada e protegida. Acreditamos que cada pessoa é única, insubstituível e chamada a viver em plenitude, na esperança e no amor.
Em nossa escola, esse compromisso se concretiza em ações de acolhimento, diálogo e espiritualidade, que ajudam nossos estudantes a fortalecerem sua autoestima, reconhecerem seus talentos e descobrirem que nunca estão sozinhos. Valorizamos a vida quando promovemos ambientes saudáveis, quando partilhamos gestos de carinho, quando ouvimos com atenção e quando ajudamos uns aos outros a superar desafios. Somos chamados a olhar com mais cuidado para nós mesmos e para o próximo, cultivando relações de escuta, solidariedade e cuidado mútuo.
Entre as iniciativas realizadas pelo NAPE, destacamos:
Intervenções em sala de aula, que oportunizaram momentos de diálogo, reflexão e partilha sobre o valor da vida e a importância de cultivar relações de apoio e confiança;
Acolhida temática no dia 10 de setembro, em que toda a comunidade escolar foi convidada a refletir, em ambiente fraterno, sobre a beleza de viver e sobre o compromisso de cuidarmos uns dos outros;
Entrega de mensagens de esperança, preparada pelos estudantes dos 4º anos, que escreveram com carinho mensagens inspiradoras entregues aos colegas de outras turmas, fortalecendo vínculos e espalhando gestos de luz e solidariedade.
Essas ações revelam a missão do Instituto PIO XII de formar não apenas para o saber, mas também para a vida. Como nos recorda a Palavra de Deus:
“Eu vim para que todos tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10,10)
Com fé e esperança, acreditamos que valorizar a vida é também educar para o amor, para a partilha e para o cuidado mútuo. Que este setembro Amarelo nos inspire a sermos sempre sinais de paz, confiança e alegria na vida uns dos outros.




Comentários